quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Educação - Desvendando mitos.

Texto adaptado por: potencial gestante

MITO 1:  se um pai for realmente apegado, envolvido e afinado com seu filho, a criança se comportará bem naturalmente e a disciplina não será necessária.
A VERDADE: você pode envolver-se totalmente com o seu filho desde o momento que ele nasce. você pode ler todos os melhores livros escritos para pais, fazer cursos e fazer tudo absolutamente certo, mas seu filho ainda se comportará mal. a verdade é que isso acontece com todas as crianças. todas cometem erros. todas choramingam, teimam e se mostram agressivas. isso ocorre porque todas elas são seres humanos – jovens, inexperientes e ingênuos.
quando uma criança não se comporta bem, isso não é reflexo da falta de envolvimento ou habilidade dos pais. não é uma indicação de que algo deu errado. é simplesmente uma faceta da nossa condição humana.
é nosso dever e privilégio amar nossos filhos, orientá-los, guiá-los, nos envolver com eles e ser pais dedicados da melhor maneira que pudermos. e é nosso dever entender que nosso filhos são perfeitos – uma perfeição realista e humana que permite erros e maus comportamento no trajeto para o crescimento e desenvolvimento.
nossos filhos não precisam ser impecáveis para receberem nosso amor e apoio incondicionais.
MITO 2: se você ama seu filho e suas intenções são boas, será naturalmente um bom pai ou boa mãe.
A VERDADE: amar seu filho é fácil. criá-lo que é difícil. boas habilidade parentais são aprendidas. criar filhos é complicado, intensivo e sofre mudanças constantes.
para ser um pai calmo e eficiente, você precisa de conhecimento, informação e habilidades. raramente uma pessoa já nasce com todo o pacotão dentro da sua cabeça.
MITO 3: bons pais não perdem a paciência e não gritam com seus filhos.
A VERDADE: até mesmo a pessoa mais tranquila e relaxada perde a paciência e grita, de tempos em tempos – todos somos humanos. não importando o quanto amemos nossos filhos, eles desafiarão nossa paciência, cometerão erros e nos irritarão.
somos um  jovem casal com dois filhos, escrevemos sobre maternidade/paternidade. eventualmente somos até pagos para escrever sobre isso, vivemos ativamente a criação dos nossos filhos, levantamos a bandeira da criação com apego, mas há momentos em que o benjoca apronta que perdemos, sim, a paciência e gritamos, exatamente como você faz. exatamente como qualquer pai ou mãe do mundo. às vezes sobra até pro tov. hahaha.
MITO 4: os pais são totalmente responsáveis pelo comportamento e ações dos seus filhos. pais exemplares têm filhos que só podem ter um bom futuro.
A VERDADE: assim como as personalidades dos adultos diferem, o mesmo ocorre com as crianças. mesmo quando duas crianças são criadas exatamente da mesma forma, na mesma casa e com os mesmos pais, suas diferentes personalidades e percepções sobre a vida afetam a forma como interpretam seus mundos. é verdade que as ações dos pais podem influenciar imensamente o comportamento – mas a personalidade e as experiências de vida fora da família têm um impacto sobre a forma como a criança responde a qualquer situação.
os pais não são 100% responsáveis por todas as ações assumidas por seus filhos. as crianças são seres humanos separados dos pais e desde a idade precoce suas decisões começaram a afetar a trilha que seguirão na vida.
crianças não são um um livro em branco no qual podemos escrever o que bem entendermos ou um boneco de massinha que podemos moldar em qualquer forma que desejarmos. elas já nascem com personalidade própria.
porém, quero deixar bem claro que os pais realmente fazem diferença, e muita. a forma como educamos nossos filhos terá um impacto enorme sobre o adulto que ele se transformará. mas o mérito não será completamente nosso.
MITO 5: se lermos livros escritos para os pais, comparecermos a cursos e aprendermos habilidades e ferramentas eficientes, sempre estaremos no controle. depois que aprendemos todas as abordagens corretas para a criação dos nossos filhos, nossas vidas como pais serão muito tranquilas.
A VERDADE: pais são pessoas, e as pessoas não são perfeitas. não importando quantas habilidades maravilhosas você domine, não importando quanto conhecimento acumule, existirão momentos em que suas emoções interferirão e não reagirá da melhor maneira. de fato, quanto mais sabemos, mais somos críticos sobre nossas ações. começamos a ver os erros com maior clareza e a julgamos nossas falhas com mais rispidez.  os melhores pais são aqueles que se esforçam mais, mas ainda assim se veem sob a luz mais dura possível.
tenha em mente que as crianças são pessoas. eles têm emoções voláteis, humores que variam e muitas necessidades e carências.
desejar 100% de perfeição como pai ou mãe é uma meta impossível. setenta por cento é mais ou menos o nível de perfeição que podemos ter como pais. essa porcentagem resulta em uma família feliz. mesmo com os altos e baixos, 70% terá como resultado um adulto bem resolvido. ou não.
* * *Transcrito de: Soluções para disciplina sem choro, de Elizabeth Pantley, adaptado por: Potencial gestante

0 comentários:

Postar um comentário