sábado, 6 de outubro de 2012

Hora de relaxar Parte 2... Banho de Balde


Leboyer em seu livro indica o banho de balde ainda nas primeiras horas após o parto, com o bebê ainda enrolado aos panos mantendo contato com a família.
O que transmite ao bebê uma transição tranquila do útero materno para a vida fora dele.

O banho de balde, ou ofurô como também é conhecido, não tem indicação de idade para inicio e nem fim, podendo ser usado em bebês de qualquer idade.
Funciona porque remete o bebê a lembranças uterinas, incluindo a posição fetal.

Ainda que existam mães que utilizam banhos de balde como banho de higiene, ele tem outros benefícios bem consideráveis na forma de relaxamento, e ajuda na hora das cólicas.

O balde deve ser anatômico, confortável para que o bebê ‘aceite’ a técnica, ainda quando bem novinhos, algumas mães preferem usarem uma fralda para auxiliar. Nesse caso de bebês pequenos a ‘pega’ cervical, através do pescoço ajuda a melhor relaxamento e conforto. Quando maiores os bebês começam a quererem ficar de pé na banheira, o que traz maior segurança o banho de balde.

Aqui iniciamos quando o Léo era recém-nascido, ainda usamos e pretendo usar por um bom tempo.

  • Preparação do Banho


Crie ambientes relaxantes, se usado como ritual do sono, a luz deve ser bem escura, se possível uma música ambiente calma.

A temperatura da água é muito importante, bem como sua quantidade, a água não deve estar muito quente, e nem ta fria, a temperatura ideal da água para banhos seja ele de balde ou banheira deve estar por volta dos 37ºC, não mais que isso.  A indicação é que a quantidade ultrapasse os ombros do bebê sentado ao fundo do balde, para que ele não sinta frio, porém pode haver uma insegurança da parte da pessoa que dá o banho, ainda mais no início, quando na há tônus muscular desenvolvido, e o pescoço é ainda molinho.
No nosso caso, no inverno o deixa todo submerso, fazendo a pega cervical, e agora já coloco bem menos para deixá-lo livre, brincando.

O uso de sabonete de espuma é desnecessário no caso de uso para relaxamento, mas hoje existem linhas específicas para esse fim, por exemplo, a linha Hora do Sono da Johnson’s. Aqui usamos o da Natura Mamãe e Bebê, que contém óleo de passiflora.

O banho pode ser dado após a aplicação das técnicas de Shantala.


  • Dicas de marcas


Existe uma marca importada que desenvolveu um assento antiderrapante e é próprio para uso de bebês até 6 meses, o Tummy Baby, veja aqui aonde comprar. Para quem quiser uma alternativa mais em conta, recomendo o da plasutil que custa bem menos que a metade do outro, confere aqui aqui

Há bebês que relaxam tanto, que acabam por dormir ali mesmo no balde, no nosso banho, sempre rola uma mãozinha esfregando os olhos no fim do banho, uma mamada e soninho delicioso.



0 comentários:

Postar um comentário