quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Relato de Mãe: Minha bebê é ecológica

Por Zioneth Garcia Mãe de Maria Isabel G. Skora. 






Desde que engravidei tinha certeza: eu não queria que meu bebê fosse um custo para o mundo! Deve ser porque sou Bióloga, ainda meio idealista, que acredita que uma ação repetida milhares de vezes pode fazer a diferença, mas para que isso aconteça temos que tomar uma atitude, fazer escolhas e leva-as para frente. Mesmo que pequena a atitude de usar fralda de pano com minha bebê pode ser significativa. A continuação o que eu considerei para tomar essa decisão.
A fralda descartável foi desenvolvida durante a segunda guerra mundial, para que as mulheres pudessem trabalhar enquanto os maridos estavam na guerra, mas foi oficialmente produzida comercialmente em 1947, quando o senhor George M. Schroder foi contratado pela empresa Henry Frede & Co. Para criar a fralda descartável que usa telas não tecidas. Desde então a fralda tem evoluído até chegar ao que conhecemos hoje, uma mistura de 46% de polímeros plásticos derivados do petróleo, 49,4 % de polpas como algodão o celulosa e 4,6% de outros polímeros altamente absorventes como algum gel sólido1 .
Essa útil invenção não é nada sustentável, em meia um bebê gastaria desde que nasce até que decide usar o troninho quase 4000 fraldas; isso significa um gasto de quase R$5.500,00 e uma produção de lixo de quase 2´300.000 cm3 , o equivalente a o espaço ocupado por um beliche2. São necessárias somente as fraldas sujas de mil bebês para encher o volume de uma piscina olímpica e as fraldas sujas de 5.624 milhões de bebês para ocupar uma área igual à superfície continental do planeta terra (149,67 Milhões de KM2)3 . Hoje somos 6 bilhões de pessoas no mundo, imaginam quanto espaço ocupam as fraldas de todo esse povo?
Por outro lado, o tempo de decomposição de todas as partes da fralda se estima entre 450 e 600 anos4,5, o que significa que a primeira fralda criada ainda existiria, e que as fraldas que usamos durante apenas dois anos de vida continuaram existindo por mais de meio milênio.
Um problema pouco conhecido pela opinião das mamães é a quantidade de recursos que os governos devem inverter para cuidar das fraldas sujas, somente em USA calcula se esse gasto é de 300 milhões de dólares6. Outros países, na Europa principalmente, optam pela incineração desses resíduos, o que obviamente gera outro tipo de polução, mas na grande maioria de lugares ainda se usam os aterros sanitários. Recentemente, novas propostas pretendem utilizar biotecnologia para auxiliar na decomposição das fraldas7,1, porém, esta é uma solução que ainda está longe de ser amplamente usada pelos governos do mundo todo devido aos custos de pesquisa , produção e operação.
Mas e então o que uma mamãe pode fazer para diminuir o impacto ambiental do seu bebê? Há pelo menos duas soluções, a primeira é o uso de fraldas descartáveis ecológicas, que substituem os polímeros derivados do petróleo por polímeros de amido ou celulosa similares aos das sacolas de supermercado biodegradáveis, mas essa é uma opção cara para quem mora em América do sul, já que são importados e não são fácies de achar. Quase sempre disponíveis para venta pela internet.
A outra opção é a velha fralda de tecido, mas não aquela que as avós usavam. Agora a fralda de tecido é bem mais pratica e moderna, a mamãe não tem que viver lavando fraldas, é somente trocar um absorvente que se ajusta no bolso da fralda e já. Agora até tem se incluído diferentes tecnologias de tecidos para criar fraldas mais impermeáveis e com camadas que mantêm o bumbum sempre seco. São bonitas e combinam com as roupas e a personalidade do bebê, e são muito mais econômicas (10% do valor acima são suficientes para usar fraldas de pano até o desfralde)
Há benefícios adicionais no uso das fraldas de pano que qualquer vovó vai confirmar: geram menos assaduras, não é necessário usar pomadas nem talcos, não há perigo de alergia à fralda, são mais frescas e não superaquecem o bumbum, facilitam o desfralde e técnicas de “Elimination Communication”.
Para quem acha que é trabalho demais lavar as fraldas, posso falar na minha experiência que é o mesmo trabalho de lavar as roupinhas do bebê. O cuidado é muito simples e os benefícios são muitos.



Dicas de onde comprar: 
         https://www.facebook.com/groups/437836936262288/







1. Harutoshi OGAIKaori MORITAHiroshi MORITAYukinori TAKABAYASHI, Yichun YEH.2005.The Control Processes of Waste Disposal System For Disposable Diaper Based on Biotechnology. Proceeding of 2005 CACS Automatic Control Conference. Tainan, Taiwan, Nov 1819, 2005. http://www.ie.ksu.edu.tw/data/2005%E8%87%AA%E5%8B%95%E6%8E%A7%E5%88%B6%E7%A0%94%E8%A8%8E%E6%9C%83/International/I00003i.pdf
2. Cálculos estimados com base nas informações da mamãe.
6. Opinion “The Diaper Decision: Not A Clear Issue JOYCE A. SMITH & NORMA PITTS. More important plastics issues by Paul Goettlich. Ohio State University Extension Fact Sheet”
7. Yi-Chun Yeh;   Ogawa, M;  Ogai, H.;  Sakiyama, K. 2006. Model Development of Disposable Diapers Disposal Process. Waseda Univ., Fukuoka  SICE-ICASE, 2006. International Joint Conference 18-21 Oct. 2006: 4457 – 4460.





0 comentários:

Postar um comentário