segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mamadeira aqui não tem vez. Copinho de transição.


A tempos venho me sentindo incomodada ao oferecer água e suco para o Léo na 'mamadeirinha', medo de um desmame e sabendo de todos os malefícios e vícios que a mamadeira poderia vir a causar futuramente, e muito medo de que ele ficasse até os 5 anos tomando mamadeira, o que não acho nem um pouco bonito,achei enfim um copinho que ele se adaptou bem.

Depois de várias tentativas com 'copinhos de furinhos' enfim acertamos na compra. Já tinha ouvido falar, e no AMS (Aleitamento Materno Solidário), um grupo no facebook que participo ativamente, eles alertam sempre os riscos que um copo de transição usado incorretamente também pode oferecer ao bebê e a mãe que lhe faz uso. O copo deve ter bico rígido aonde o bebê deve apenas tocar os lábios, e sugar assim como é feito no seio.

Nas primeiras vezes, Léo recusou, lutou e relutou a tomar no copo, mas como tudo aqui, foi feito com muita calma e paciência, comigo ele dificilmente aceita pegar algo que não seja o seio, então a vovó tentou, a outra vó também, enquanto isso eu também oferecia, mas ele aprendeu mesmo a tomar no copinho com o papai.
Agora ele toma sozinho seu suquinho e a água, e o mais bonitinho é vê-lo segurando pelas alças, suga com força, já que o copinho tem furinhos bem pequenos, estimulando a sucção, assim também como é no seio.

E assim seguimos, felizes e com uma mãe muito orgulhosa ao ver seu bebê tomar líquidos sozinho, super independente.

Fica dica para mamães que já oferecem líquidos aos seus bebês, lembrando que até 6 meses de idade não é necessário oferecer água  e/ou sucos para os bebês
O uso do copo de transição tem a idéia exatamente de não ocasionar desmame, diferente do risco no uso da mamadeira.
Os copinhos com tampa e válvula de segurança são ótimos porque não deixam o líquido cair quando o bebê vira o copo de cabeça para baixo. E 'força' o bebê a sugar.

Outra opção é usar copos com canudo. Bebês podem aprender a chupar pelo canudinho bem cedo, antes de completar 1 ano.

Faça experiências com vários tipos e marcas de copos, até achar aquele de que seu filho mais gosta.

Molhe o bico do copo com o líquido para que a criança sinta o gosto e perceba que ele está ali.

Use o copinho na frente do seu filho para dar o exemplo, e incentive-o a copiá-la.


Achei o copinho no Wall Mart, tem o custo de aproximadamente R$39,90, da marca NUK modelo First Choice, é todo desmontável para lavagem e higienização e o bico é vendido separadamente, é esse que estamos usando. 


Foto: Google


4 comentários:

  1. Aqui tb Dê ! Parabéns ! - Aline Silveira

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei um parecido com esse, estamos na luta pro Miguel pegar. Ele só suga o tetê da mamãe e não quer nem saber; mas semana que vem ele completa 6 meses e já entramos com suquinhos; então comprei um desses e estou na luta pra ele pegar.

    ResponderExcluir
  3. Esse copo tem bico de silicone? Pensei que só poderia utilizar copo com bico rígido.

    ResponderExcluir
  4. Esse copo tem bico de silicone? Pensei que só poderia utilizar copo com bico rígido.

    ResponderExcluir