terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cuidados com o RN em casa

Por Zioneth Garcia


Por Zioneth Garcia em Grupo Virtual de Amamentação

Você acabou de chegar em casa com seu Recém-nascido feliz pela chegada do novo membro à família, mas está em duvida de como devem ser os cuidados em casa, como devem ser as mamadas, como saber se ele está mamando suficiente. Todo mundo que foi lhe visitar da um conselho diferente, e sua cabeça está confusa. Então esse guia é para você e vai lhe ajudar se sentir segura sobre os cuidados com seu bebe.  


Saída da maternidade:
Ao sair da maternidade seu bebe foi pesado e medido, essas medidas são a referencia para seguir o crescimento dele dali para frente. É normal os bebes perder até 10% do seu peso de nascimento nas primeiras semanas de vida. É o tempo que levamos para engatar a amamentação, o corpo do bebe está preparado para isso.
Se existe um banco de leite na sua cidade se programe para ir o antes possível e receber todas  ás orientações. se tem banco de leite na maternidade visite-o antes de ir para casa. Mesmo que tenha recebido qualquer orientação na maternidade visite o Banco e Leite. É provável que na excitação do nascimento você não tenha prestado a atenção adequada.


Chegada em casa:
A chegada do novo membro à família é sempre um acontecimento, especialmente para ele que ficou 9 meses na segurança de seu corpo, sem calor, sem frio, sem fome nem gases, nenhuma sensação ruim. Agora está compartilhando o mundo com você, mas você ainda é o seu mundo, então EVITE que o bebe fique dançando de colo em colo, por mais que sejam família ou amigos próximos, para o bebe o colo de qualquer um diferente de você é estranho e desconfortável. Eles não entendem de família, só sabem que estão longe da mãe e se sentem inseguros.



Descanse com o bebe assim que chegar em casa, deixe que seu marido/mãe /amiga atenda as visitas, não fique com vergonha de dispensa-as ou dar tchau  para poder ir dormir com seu bebe.
Se possível avise a sua família e amigos com anterioridade para não receber visitas nas primeiras semanas em casa, você e o bebe precisam de descanso e de tempo sozinhos para se conhecer e acertar a amamentação. Com pessoas fora da intimidade do lar esse processo pode se tornar mais difícil.

A amamentação

Os primeiros dias:

Após o nascimento, graças aos hormônios liberados durante o trabalho de parto e pela perda da placenta, o seu corpo produze o colostro, não é Leite materno ainda, mas é extremamente importante para o bebe consumir ele. O seu bebe tem estomago muito pequeno então não se preocupe se você sente que tem pouco colostro, seu bebe não precisa de muito. Esse colostro é suficiente para o bebe.
O terceiro dia após a chegada em casa costuma ser um dia critico, o bebe pode chorar bastante e mudar algumas coisas na rotina que parecia estabelecida desde a maternidade, para ele terminou em fim de cair a ficha que nasceu . Nessas horas seu colo e peito vão acalmar o bebe. Verifique que a pega esteja correta, e mesmo que você não sinta sair nada de seu peito continue a oferecer, o estimulo do bebe sugando é de vital importância para descer o Leite materno.


A descida do leite materno:
Dependendo da via de nascimento, pode demorar de 3 a 10 dias. A única forma segura de fazer o LM descer é grudando no seu bebe, oferecer o seu peito em livre demanda e manter contato físico constante com ele. Descanse com seu bebe sempre, durma junto com ele. Nos primeiros dias da descida do Leite materno pode experimentar um leve ingurgitamento mamário, as vezes pode se apresentar até uma febre leve, é normal, faça bastante massagem sob o chuveiro quente, e sempre amoleça a aréola antes de oferecer o peito ao bebe, assim facilitará a pega correta. Lembre que na pega correta o bebe deve pegar a aréola não só o bico.


Sempre ofereça o peito aos primeiros sinais de fome, o peito deve ser oferecido em livre demanda, isso significa não contar tempo de intervalos entre mamadas nem de duração de mamada. Não se aferre ao relógio. Ofereça sempre um peito por mamada até o bebe soltar ou dormir, e só ofereça o outro se o bebe assim pede (solta, mas não o aceita de volta o mesmo). Alternar os peitos ao longo do dia fará diferença para você e não pra o bebe, você receberá estimulo em ambos os seios e terá uma produção simétrica. Para o bebe não vai fazer diferença que peito oferece após algum tempo sem mamar, o leite materno posterior que fico no peito não vai ficar parado no peito, ele muda inevitavelmente de composição. Ofereça o peito mesmo que sinta ele “murcho”, lembre que o leite materno se produz no momento da mamada e é nesse peito “murcho” que se produze o leite materno mais rico em gorduras.
Se o RN dorme demais garanta que no mínimo mame a cada 3 hs, se ele não acordar deve estimular ele para mamar. Tire as roupinhas, pegue-o no colo e molhe a boca com um pouco de Leite materno. Se ele dorme mesmo mamando tente acorda-o encostando a sua mão fria ou molhada na testa, mãos, pés ou fazendo massagem circular nas bochechas.

Se ele resiste a abrir a boca tente essa técnica:

Se seu bebe tem menos de 3 k de peso, deve ficar ainda mais atenta às mamadas, após 2 hr dormido verifique o tônus muscular para não passar da hora de mamar, o bebe deve mostrar resistência ao movimento de pernas e braços, ou manifestar o reflexo moro (se esticar ou recolher todo), ao se mostrar desengonçado deve colocar para mamar imediatamente, já passou da hora certa.

Siga a frequência de xixis do bebe, mais de 5-6 fraldas descartáveis bem pesadas de xixi ao dia são sinal que o bebe está mamando bem. Em caso do bebe não fazer xixi suficiente verifique a pega e a frequência das mamadas e coloque para mamar mais seguido. Se for necessário use a técnica de compressão da mama para garantir que ele tenha mamadas eficiente.

Técnica de compressão da mama

É de vital importância manter a amamentação de madrugada, tanto para o bebe como para você, é nesse horário que acontece o pico de prolactina que garante a sua produção de leite materno adequado ao bebe. Por isso veja qual é a configuração na hora de dormir que mais lhe convém. O ideal é que o bebe RN esteja pelo menos no mesmo cômodo com a mãe, se você prefere pode compartilhar a mesma cama com seu bebe seguindo um mínimo de normas de segurança:

Normas gerais de segurança da cama compartilhada


Chupetear o peito não existe. Exite a sucção não alimentar que é tão importante como a sucção alimentar, ela satisfaz as necessidades afetivas do bebe e estimula seu peito para aumentar a produção de leite materno. Lembre que peito é muito mais que alimento, a amamentação oferece a vocês um vinculo único, e o bebe encontra no seu seio conforto, segurança, aconchego, proteção e o AMOR da mãe. Para o bebe não basta ser amado, ele precisa se sentir amado.

Não use bicos artificiais, eles só prejudicam o processo de adaptação da amamentação, nada de chupeta, mamadeira, chuquinhas nem bico de silicone. Eles só irão piorar a incidência de ferimentos causados pela pega errada, atrapalhar o ganho de peso do bebe, leva-o rapidamente à confusão de bicos e um desmame muito precoce.  
Qualquer coisa além de leite materno antes dos 6 meses interrompe o aleitamento materno exclusivo e coloca em risco a saúde do bebe. O bebe não precisa de água, chá, nem nada além do seu leite materno oferecido em livre demanda.  
Veja o que é a confusão de bicos:

Lembre que a recomendação do Ministério da Saúde é que o leite deve ser o único alimento do bebe até 6 meses, até 1 ano de idade continua sendo o principal alimento mas deve ser complementado com alimentos, e a amamentação deve ser mantida até 2 anos ou mais.

Hora do banho:
Não precisa dar banho várias vezes ao dia, mas se for preciso mais de um banho (acidentes acontecem) prefira dar só um banho usando sabonete, shampoo e o resto só com água.
Prepare todo o que vai precisar antes, durante e depois do banho. Nunca deixe o bebe sozinho no trocador nem na cama para buscar algo que esqueceu, prefira dar banho sem shampoo e não correr o risco do bebe cair. Vai precisar de toalha, sabonete, shampoo, álcool 70, fralda, roupas, pomada (se usa), cotonetes.

Veja alguns vídeos explicativos sobre como dar banho no seu RN



Banho de balde é uma técnica muito útil para higienizar e acalmar o bebe nos momentos de estresse, gases, etc. Se sentem dificuldade em dar banho na banheira experimente esse método pode facilitar muito a sua vida.



Escolha um horário para o banho que seja tranquilo para você e o bebe, amamente antes e depois do banho para que o bebe fique calmo.


O coto
O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. É só limpar o coto com um algodão ou cotonete molhado com álcool. Não precisa limpar com força.  Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 25 dias.

Não use nada além do álcool 70 e a água do banho, não precisa acelerar o processo de desprendimento do coto, não o puxe, não use faixas e não coloque nenhum curativo fechado.




Podem aparecer crostas gordurosas sobre a moleira, é normal, é secreção que fica ali acumulada, se não sai com a agua de banho use umas gotas de óleo de amêndoas (natural não o perfumado) ou óleo de cozinha e uma escova suave para retirar antes do banho com shampoo.

Veja sobre a pele do RN:


Fraldas
Evite usar lencinhos umedecidos, eles são práticos, mas podem irritar a pele do bebe. Prefira usar algodão molhado com água para limpar a bundinha do bebe. e se tem a opção lavar com água corrente. Lembre sempre retire os resíduos limpando para trás, para que os resíduos não toquem o conduto genital e a uretra, em meninas especialmente.  
Não puxe o prepúcio de seu menino, ele deve se soltar sozinho ao longo dos próximos meses/anos. Apenas realize a higienização durante o banho. Ao colocar a fralda verifique que o pênis do bebe fique para abaixo (para evitar vazamentos).
Não aperte muito as fraldas e evite que fiquem sobre a região do coto.


Banho de sol:
O bebe precisa tomar banho de sol todos os dias, de 10-15 min antes das 10 hr ou após as 16, isso vai ajudar no metabolismo da bilirrubina e ajudar prevenir a icterícia. Mesmo o sol que entra pela janela do seu Apto está valendo. Tire a roupa do bebe e deixe-o tomar os raios de sol diretamente.  Aproveite e coloque o seu peito ao sol para fortalecer a pele do mamilo e ajudar sarar possíveis machucados, comuns nos primeiros dias de amamentação. 




Icterícia e leite materno


Sobre o colo e outros cuidados:
Bebes ainda mais RN são feitos para ficar com a mãe, seja no colo ou deitados junto com ela, ele não entende nada de vícios, nem de más costumes. Está programado pela natureza para garantir a sua sobrevivência, e para isso o cuidado e a proteção da mãe é fundamental. O que seria do bebe das cavernas se a mãe o deixasse sozinho num canto? Não teríamos chegado até aqui, com certeza, a nossa espécie seria extinta pelas feras.
Os bebes tem um mecanismo de defensa ancestral inato que foi muito útil para se defender dos possíveis predadores de nossos antepassados das cavernas,  ao acordar e se sentir completamente sozinhos, como no berço/carrinho, eles ficam quetinhos e voltam dormir, mesmo sentindo fome, isso para não chamar a atenção de indesejados predadores e dar tempo da mãe voltar para lhe proteger. Mas hoje esse mecanismo pode lhe levar esquecer da hora de mamar, por isso evite deixar o bebe muito tempo sozinho no berço/carrinho, o lugar do bebe é no seu colo preferivelmente,  a sua respiração, calor são o estimulo que o bebe precisa para acordar e mamar.
O contato físico constante, colo continuo, vai garantir um bebe bem estimulado que vai mamar na frequência certa e será muito mais calmo. Esse contato físico constante estimula a rápida descida do LM e o aumento da sua produção na medida que o bebe aumenta a demanda.  Veja sobre a teoria de exterogestação, lhe ajudará acalmar seu bebe nos momentos mais críticos.

O sling pode lhe ajudar muito para ficar com o bebe perto de você e manter ás mãos livres para comer ou realizar outras tarefas. Se não tem um sling ode fazer um, improvisar ou comprar pela internet. Vai ser uma ferramenta insubstituível daqui para frente.  É  muito comum em RN que são colocados para dormir no berço/carrinho sozinhos imediatamente apos a mamada optem por fazer mamadas intermináveis para garantir que a mãe ficará com eles. Permita que seu filho durma no colo apos terminar de mamar, se precisa deixar ele no berço por qualquer razão, que seja só um tempo apos a mamada quando ele esteja bem profundo.

O Conceito do continuum - a importância da fase do colo

Disponibilidade para

amamentar


Teoria da exterogestação, pelo Dr. Harvey Karp

Tudo sobre sling


A ajuda do marido/família/amigos:

O suporte da sua rede de apoio, marido, família e amigos, deve se centrar em você, a função deles é garantir que você esteja bem física e animicamente para poder cuidar do bebe. Não é função de nenhuma pessoa substituir a mãe com mamadeiras, colo, ou cuidados com o RN. Se você está cansada pegue seu filho e vai dormi com ele, amamente deitada, faça cama compartilhada.
Você precisa estar calma e relaxada para cuidar de seu bebe, o seu estresse pode atrapalhar a ejecção do leite materno. Avalie se a ajuda que recebe ajuda mesmo. Às vezes é melhor ficar sozinha com seu bebe e não ouvir comentários desnecessários e desencorajadores o dia inteiro. 

Se alimente bem, se hidrate bastante e mantenha o resguardo, ficar em casa sozinha com o bebe não significa que está em condição de se responsabilizar pelas labores domesticas. Seu corpo precisa do tempo de resguardo para se recuperar da experiencia da gravidez e o parto.

Não duvide em procurar ajuda, nos bancos de leite, em nossa comunidade, nos grupos de pós-parto de sua cidade ou com suas amigas de confiança, não fique sozinha com seus problemas, nenhuma mãe consegue criar seus filhos sozinha.

Sempre ouvirá conselhos de todos os tipos, alguns bons e outros péssimos, selecione, tenha critério e se mantenha bem informada. Aprenda lidar com os conselhos não desejados, veja aqui:

2 comentários:

  1. Adorei todas as dicas!!!
    Tive problemas com amamentação, mas acredito que no próximo dará tudo certo pois estou mais informada. rs

    Beijos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir