quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A pior teoria do século... NÃO deixe seu bebê chorar saiba o porquê aqui....

Toda a certeza do mundo, que toda mãe já ouviu aquela parenta distante dizer aos ventos, para deixar o bebê chorar que não faz mal, que faz bem aos pulmões, que se toda vez que o bebê chorar for pego no colo, vai ficar mal acostumado, manhoso, chorão. Pois bem, tenho visto por aí várias discussões sobre o assunto e vim mostrar meu ponto de vista.

Imagine só, o bebê é gerado, se desenvolve, mora ali no quentinho, sendo protegido, alimentado sempre que necessário, e de repente, normalmente após 9 meses lhe é tirado tudo isso, pra vir ao mundo, totalmente desconhecido.

O bebê vai para casa e começa o grande conflito de idéias e palpites, esses incertos e alguns inaceitáveis, o bebezinho ainda de dias, desconhece uma rotina de sono, desconhece a noite e o dia, e isso ainda leva um tempo para acontecer, pois bem, acompanhada por sessões de cólicas, e fase extero-gestação, o bebezinho que antes parecia inocente, um anjo, se torna manipulador, um bebê do mal, muito mal, que não gosta de dormir a noite, que não deixa sua família e a vizinhança toda dormirem, não entende que a noite é feita para dormir e que sua mãe precisa descansar. Inicia-se ai um grande desespero e é travada guerra. Dias mais dias menos, aquela ‘parenta’ de longe, (fosse bom que por lá ficasse), vem de visita e traz na bagagem muitos ‘conselhos’, esses inúteis. A mãe desesperada, noites mal dormidas, cansada, exausta, resolve ouvir por fim aquela voz da experiência (só que não). E deixa então o bebê a chorar, sozinho, desesperadamente esperando por um socorro, muitas vezes, realmente só, no berço.
O pobrezinho chora, clama, grita angustiado para que atendam o seu pedido, já que o choro é a única forma que ele sabe se comunicar, como todos nós sabemos, bebês ainda não nasceram com essa habilidade evoluída. A mãe, insegura, mas crente que a teoria da  super expert dará certo após três noites seguidas, em que o bebê aprenderá, o deixa chorar, lá sozinho, até que pegue no sono. Claro que pegaria no sono, cansado, exausto de pedir socorro e não ser atendido. Seja lá qual for a causa. Fome? Sono? Quer se sentir protegido no colo? Cólicas? Ou simplesmente porque quer ser embalado, sentir um corpo quente, enfim, ele tem sim necessidades, por incrível que pareça, os bebês tem necessidades, sabia parentada?

O choro não vai fazer o bebê ficar independente, um bebê não consegue ser independente, o ser humano é totalmente dependente aos primeiros anos de vida. E independência ele terá a vida para conquistar. O choro vai gerar problemas, esses talvez acumulados durante a infância, juventude e aflorado somente quando adulto sim, psicologia estuda isso, traumas, sim novamente, é traumatizar e forçar um bebê a praticar algo que ele desconhece.

Bebês não são monstrinhos, gremlins, que vão te manipular, te enlouquecer se você fizer as vontades dele, opa, vontades não, atender as necessidades dele. Bebês só não precisam de treinamentos, serem condicionados a tal atividade, a uma rotina seguida a risca, bebês precisam é de colo, afeto, carinho, COMPREENSÃO!

Tudo seria bem mais fácil se nós, é quem fossemos treinados, condicionados a entendê-los, compreende-los e atendê-los. Bebê precisa é de AMOR!!!!


P.S.: Usei a parenta como exemplo, mas tem muito livrinho, inho mesmo, ensinando métodos infalíveis deixando o bebê chorar, e muito pediatra bonzinho indicando o mesmo!

Só peço encarecidamente, e com muita tristeza quando penso em um bebê chorando desesperadamente, não deixe seu bebê a chorar... dê colo quantas vezes possíveis, cuide, cultive, essa fase passa tão depressa, não deixe para dar-lhe colo na metade de 
sua juventude. Aproveite cada fase. (Fica dica) . 


                                                   

3 comentários:

  1. Falou tudo! Sempre pensei isso. Como um ser que acabou de sair da barriga e mal enxerga direito pode manipular alguém? Uma pessoa que pensa isso é, no mínimo, burra. Essas mulheres deveriam confiar mais em seus instintos, porque se um bebê chora o instinto é atendê-lo imediatamente. Mas a vida moderna fez com que a maioria das mulheres perdesse o contato com esse nosso lado "animal" (ou melhor dizendo, natural).
    No fim de semana passado eu estava muito cansada porque havia perdido uma noite de sono e resolvi tirar uma soneca de tarde enquanto deixei Rafael acordado com o pai. Era a primeira vez em 7 meses que eu dormia sem ele. Cochilei por quase 1h quando ouvi o choro dele na sala, em 2 segundos eu estava lá sem ao menos pensar, cheguei a passar mal de ter levantado tão rápido. O pai dele até estranhou e falou que eu não precisava vir assim correndo porque estava tudo sob controle, mas nesse momento eu entendi o que é o nosso instinto. É algo muito poderoso. E que não deveria ser reprimido por nenhuma mulher.

    ResponderExcluir
  2. SIMPLESMENTE DEMAIS ESSE TEXTO!!! PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  3. Como pode né, vc gerar um filho por 9 meses, e sentir-se bem ao deixá-lo chorando pq algum idiota disse que é necessário!!!

    Isso me quebra!

    ResponderExcluir