segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Como os avós podem (e devem) ajudar na educação dos filhos

De fato é que quando se fala de avós educando as crianças, quase nunca se tem acordo, e vem aquelas frases: 

— Avó é mãe duas vezes!
— Avó é mãe com açúcar!
— Avó foi feita pra estragar!


Bem não é bem assim, e sabemos que educação é coisa séria, e o convívio entre avós e netos é de extrema importância e necessidade, porém é preciso uma linha de consenso de criação entre pais x avós
Para fazer valer a frase correta que seria: OS AVÓS NÃO DESEDUCAM OS FILHOS, é de real necessidade que cumpram o papel com seus netos é - simplesmente - o de avós, é preciso estabelecer um limite entre autoridade dos pais e dos avós para que a própria criança não confunda os papéis. 
A responsabilidade sobre a educação e formação dos filhos recaem sobre os pais e não é delegável. São eles que planejam as principais linhas educativas, os hábitos e os valores humanos que desejam transmitir a seus filhos.

O que se deve entender é que: MIMO SIM, MIMAR NÃO! 
Desde que os pais saibam manter seu posto de capitães do barco, os avós podem desfrutar do seu, o de coronel aposentado.
Não há problemas em  fazerem juntos uma excursão "de ataque" ao armário de doces, porém é óbvio que os avós devem corrigir o neto quando o mesmo fizer um gritaria, mexer aonde não se deve ou bater.
Que eles não sejam responsáveis pela educação do neto não significa que devam não se importar com ela.
Os avós têm uma função de continuidade na educação das crianças, que começa com os pais. Eles podem e devem dar mimo aos netos, brincar, levar para passear, dar conselhos, ter pequenos segredos, mas sempre respeitando a disciplina e os costumes impostos pelo pai e pela mãe.

Mesmo que não concordem, os avós precisam agir de acordo com os princípios dos pais. Se eles não querem que o filho coma chocolate ou tome refrigerante, os avós não podem fazer isso quando o neto está na casa dele. As crianças precisam de regras, que devem ser impostas pelos pais e seguidas pelos avós. 

E como eu disse existem benefícios comprovados na criação de filhos com bom relacionamento com os avós.

A importância deles no desenvolvimento das crianças foi atestada em uma nova pesquisa da Universidade de Oxford, na Grã-Gretanha, com 1,5 mil crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. Os estudiosos observaram que as crianças que tiveram os avós por perto cresceram mais felizes. Principalmente nos dias de hoje, quando os pais têm uma rotina atribulada, a proximidade é ainda mais benéfica - e necessária. 

De acordo com o estudo, quase um terço das avós maternas tomam conta dos netos regularmente na Grã-Bretanha. Em entrevista a BBC Brasil, Eirini Flouri, do Instituto de Educação de Londres, disse que, em épocas de separação dos pais, muitos avós desempenham um papel importante ao trazer conforto aos netos e estabilidade a toda a família. A pesquisa também levantou que os avós foram muito importantes no momento de superar dificuldades como a implicância de colegas da escola e no planejamento do futuro, como a escolha da faculdade. 



É importante que pais e avós não discutam sobre a educação das crianças na frente delas. Se surgir alguma divergência, podem solucioná-la permitindo que sejam os avós que cedam ao capricho. Na casa dos avós, que sejam eles que ditem as normas e que decidam se vão comer torta na sobremesa ao invés de frutas.

Desta forma, os pais relaxam um pouco, a educação das crianças não se perde e elas ficarão desejosas de voltar a visitar os avós.

O que não devemos permitir é que a solução chegue a ser cortar o contato da criança com os avós, porque ambos se necessitam e têm direito a enriquecer-se mutuamente...
Eles vão palpitar, sim, sobre a educação da criança. Mas com uma boa conversa, entrar em um acordo não será tão difícil.


Um agradecimento especial aos avós do Léo, que estão sempre prontos a ajudar como cuidadores, e estão aprendendo e se empoderando cada dia mais para ajudar na educação que escolhemos para ele!
Amamos vocês!



Avós maternos do Léo

 Avós paternos do Léo



Fontes: Revista Crescer 


1 comentários:

  1. Sei que tem bastante gente com problemas em relação a isso. Deve ser difícil de lidar quando os avós querem educar os netos, né?

    Aqui não temos problema. Os avós não se metem, mimam (claro!) e não me importo, porque é aquela coisa: estão na casa deles, eles querem curtir, agradar.. mas nada ao exagero também.

    Quando minha mãe insistia para que eu desse água pro meu bebê (ele não tinha nem 6 meses), não me estressei (e ela falou muitas vezesssss). Apenas entendi que 'na época dela' era diferente, e com a maior paciência do mundoo, conversei com ela que não era necessário, etc.. E aí ela entende e o assunto se encerrou. rs

    O que mais gosto nos avós do Mi é que eles perguntam antes de qlqer coisa em respeito a nós.

    E concordo plenamente que os avós são importantes para a criança. Tentamos sempre cultivar esse relacionamento da melhor forma possível.

    Bjo!

    ResponderExcluir