segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso Gestantes - Sinhá Junqueira Hospital Materno Infantil

Bom, chegou o dia, depois de esperar quase dois meses por essa vaga no curso, o curso é super concorrido, e hoje tinham 20 casais no auditório do hospital, aonde é ministrado o curso, por uma enfermeira, por sinal muito simpática, enfª. Patricia. Essa por sinal, além da simpatia, demonstra-se muito capacitada na profissão, embora não seja mãe e seu conhecimento seja extremamente profissional.

Bom vamos lá, o curso se divide em quatro encontros, tratando os assuntos abaixo:
  1. Trabalho de parto e parto;
  2. Período pós parto e da amamentação;
  3. Aspectos psicológicos da gestação, com a presença de uma psicóloga;
  4. Cuidados com o bebê.
Então, esperei tanto essa brecha pra eu poder falar sobre parto, minha visão, e vamos lá;



TRABALHO DE PARTO E PARTO 

Sempre pensei em parto normal, desde o início da minha gravidez, sempre quis deixar que meu corpo e meu bebê soubessem a hora certa de ele vir ao mundo, só que sempre tive o seguinte pensamento: Seja o que Deus quiser, ele vai ter que vir ao mundo, se por algum motivo meus planos fugirem do meu alcance, tudo bem partiremos, sem aquela sensação de desapontamento para a faca, cesárea.

Seguindo o tópico proposto, vou falar sobre sinais de um trabalho de parto, e quando se deve ir a maternidade, hospital.

  • Dores que irradiam, das costas pra barriga, da barriga pra as costas.
  • Barriga dura
  • 3 contrações a cada 10 minutos, o que causará muita dor antes de calcular as em 10 minutos, o que te levará ao hospital, e em caso de optar por cesárea a procura pelo hospital deve ser antes das ritmadas contrações, para não correr risco de se iniciar um trabalho de parto.
  • Ruptura da bolsa de líquido amniótico, o que não precisa desespero, da tempo de ir seca para a maternidade, portanto se estourar a bolsa, os sinais serão inconfundíveis, o líquido é de cor clara (podendo variar de coloração, caso o bebê defeque na bolsa amniótica, essa será esverdeada ou marrom clara, e deve ser informado ao médico), o tempo é o necessário para que a mamãe troque de roupa, pegue as bolsas e o papai vá sem muita pressa a maternidade.

E não imediatamente em trabalho de parto, mas sinal que ele está próximo: perda do tampão mucoso, esse com aspecto grosso de cor branca, ou esverdeada, com filetes de sangue. Este pode acontecer alguns dias antes do trabalho de parto iniciar.

Anestesia, peridural e  local, em caso de parto normal, e raquiana, e em alguns casos associada com peridural, para cesárea.
O fato é que das duas formas, tem-se dor, no normal a dor é antes, com trabalho de parto, porém recuperação é bem mais facilitada, e o único corte é o do períneo, aonde se trata de um tecido. Na cesárea,  o ato do parto não se sente dor alguma, porém a recuperação necessita de mais cuidados, uma vez que o corte é em tecidos, músculos, em mais ou menos 7 camadas.

Tudo, depende não só do corpo, ou do bebê, tudo depende da evolução do trabalho de parto, além é claro  do posicionamento fetal, e da importante dilatação dos 10cm, menos que isso não se cabe um parto normal, partindo a uma cesárea.
Vários são os fatores que impõem ou não o procedimento de uma cirurgia cesariana, ou mesmo o parto normal, e isso deve ser acompanhado no pré-natal.


O que fazer para aliviar dores do parto? Praticamente nada deve ser feito, a não ser esperar para que ele se conclua, uma dica hidroterapia, deixar água correndo pela lombar, relaxa e alivia tensão.


Uma observação importante: a mulher conseguiu por lei, e hoje tem direito de ter um acompanhante seja qual for o sexo durante seu parto e sua internação.




Finalizo por hoje o curso.















0 comentários:

Postar um comentário