quarta-feira, 28 de março de 2012

Puerpério e Amamentação

Seguindo conteúdo do curso de gestantes...

PUERPÉRIO 
 Nada mais é que o conhecido resguardo, aonde a mamãe tende a voltar a sua vida, com algumas modificações, é claro.

Bebê nasceu, recebeu alta, foi embora da maternidade, e agora?!
Na maioria das vezes nosso próprio organismo vai se restabelecendo e tendemos a ir voltando também a nossa rotina de vida...
Quarentena?! Nem sempre... as vezes, por recomendação médica e acompanhamento, a mulher já é liberada para atividades rotineiras inclusive a sua vida sexual, antes mesmo do período de dias corridos de 40 dias, lembrando que isso depende do médico, e da resposta positiva do organismo de cada uma de nós.

Durante a quarentena, é permitido sim tomar banho, lavar cabelos, e nada daqueles muitos mitos de antigamente, ok?! Pelo amor, imagina, 40 dias sem banho?!

Período de novas adaptações e novas emoções, novas descobertas.

E com esse novo período, nasce um laço, um laço entre mamãe e bebê, que na minha visão, é importantíssimo, e julgo sim NECESSÁRIO.


AMAMENTAÇÃO


Bom, isso ouvimos de toda a parte do mundo, falam sobre benefícios do aleitamento materno, tanto para a mamãe, quanto ao bebê. Pois então vou falar o que eu penso, disso tudo.

Penso eu que o aleitamento materno, é a coisa mais perfeita, é o primeiro de muitos laços entre mãe e filho e de mais  ninguém, e isso me realiza como mulher, mamífera, protegendo, amando meu bebê.

Em lugar algum ouvi dizer que a gente nasce sabendo amamentar, apesar do instinto que já nascemos adquirido. E algumas mulheres que simplesmente desistem de amamentar, é por simples falta de informações, de apoio.

Amamentar para protegê-lo, para firmar esse laço importante com meu pequeno, torna-lo mais forte, por ser de graça, acessível ao meu bebê, quando ele quiser.


E em algum tempo amamentar se torna prazeroso, sim, acredito nisso, que em poucos dias de adaptação, 'pega' correta do bebê ao seio, posição materna confortável, e é claro cuidados com as mamas, acho que dá pra ter uma boa amamentação, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Mamadas cronometradas, ficaram no passado, agora o que usamos é a mamada de horas espaçadas, e quem determina essa rotina, é o bebê, é a livre demanda.

Preparação das mamas na gravidez, é indicado somente banho de sol, ou de luz, e uso de conchas de silicone para auxílio na formação do bico.
Eu usei a buchinha vegetal, só que a partir de recomendações da enfermeira do curso, não se deve utilizar a técnica, já que essa 'esfolia' a pele da mama, causando dor na 'pega' do seio.

Na amamentação, o leite materno deve ser usado como único 'hidratante' das mamas, porém há bons estudos sobre pomadas a base de lanolina, e somente elas então é liberada a uso. Ex.: Lanidrat, que não é necessária retirada antes da mamada.


O assunto sobre amamentação é bastante informativo, porém bem extenso, fica dica de um site sobre todas as informações que nós futuras mamãe e já mamães precisamos saber:
Clicando AQUI  você obtém todas e mais informações para um aleitamento saudável, sobre pegada, posição correta e tudo o que precisamos saber.

E disso só me resta pedir que meu filho aprenda a pega correta eque eu tenha um bom funcionamento do restaurante do meu bebê. De resto, eu só espero amamentar, e muito, até quando ele quiser!


Com o tempo vou falando mais sobre amamentar, sobre nossa experiência, e dando dicas.




Por hoje é só!

0 comentários:

Postar um comentário